Dentre as muitas missões de uma família, garantir a segurança financeira da casa certamente está entre as mais complexas. Em um mundo repleto de demandas cotidianas, encontrar o equilíbrio entre despesas do presente e investimentos no futuro é determinante para que a saúde financeira de uma família se mantenha estável ao longo dos anos.

O tradicional método de “guardar dinheiro” se mostra antiquado ante as peculiaridades do atual cenário econômico, e aqueles que desejam ir além do básico no que diz respeito ao seu planejamento financeiro certamente precisam tomar decisões pouco usuais, mas muito eficazes. A jornada que te levará à descoberta de como gerir o seu dinheiro de forma sábia e lucrativa é repleta de percalços, mas pode ser completada através de uma combinação infalível: planejamento e segurança.

Mesmo que você ainda não tenha percebido, seu relacionamento com o dinheiro impactará diretamente os seus filhos e, consequentemente, será o norte do que estes ensinarão aos seus netos. Em pouco tempo, você descobrirá que este guia não é apenas uma ferramenta, mas uma bússola poderosa para aqueles que estiverem dispostos a trilhar o caminho certo. Confira a seguir o passo a passo capaz de garantir a segurança financeira de sua família e até mesmo de suas futuras gerações.

Faça um planejamento financeiro familiar

Quer evitar problemas no futuro? Organize com esmero o seu presente! No âmbito das finanças, essa é uma verdade imutável e um bom planejamento financeiro familiar é o muro que separa a prosperidade do descontrole.

Ao contrário do que possa parecer a princípio, criar esse planejamento não é uma tarefa especialmente difícil. Veja agora os 5 passos para transformá-lo em realidade:

Convoque toda a família

Isso pode parecer óbvio, mas muitos pais de família centralizam ações que deveriam ser tomadas em conjunto. O momento de confecção do planejamento financeiro deve ser testemunhado por todos, inclusive pelas crianças.

Mapeie todas as fontes de renda

Comece pela “melhor parte”, anotando numa planilha toda a renda mensal familiar. Não deixe de fora nenhum “extra”, e coloque na lista cada ativo passível de planejamento.

Elenque as despesas

A seguir, comece a detalhar pacientemente todas as despesas da família, das maiores às menores. Novamente, sua capacidade de listar com exatidão será fundamental para o sucesso desse planejamento financeiro, por isso não tenha pressa para encontrar todas as despesas fixas de seu orçamento.

Reflitam sobre o resultado

Quando rendas e despesas estiverem lado a lado, convoque todos os membros da família para apontamentos, colocações e reflexão. Esse é o momento de “degustar” o resultado e absorver a realidade financeira da casa.

Promova ajustes

Toda teoria só tem valor quando é transformada em prática. Identificou um gasto desnecessário? Corte-o! Percebeu que seus investimentos poderiam ser maiores? Amplie-os! Conscientize todos de que esse planejamento financeiro é o primeiro símbolo de uma nova era. A partir de agora, vocês estão oficialmente em busca da segurança e do enriquecimento!

Muitos tendem a não valorizar o preparo de um planejamento financeiro familiar, mas é possível ficar rico a partir dele. Uma nova medida, porém, deve segui-lo e, posta em prática da forma certa, pode anular todas as suas preocupações em relação ao futuro.

Tenha uma reserva financeira familiar

No futebol, os times mais bem-sucedidos não têm somente onze bons jogadores, mas investem também em seu banco de reservas para que todos possam ser substituídos à altura em casos de lesões ou suspensões.

A criação de uma reserva financeira familiar parte dessa mesma premissa e existe para te socorrer em momentos imprevisíveis, como demissões e doenças. A criação de uma reserva para emergências é um dos melhores destinos para o excedente mensal e concede à família um dos mais intangíveis e procurados bens: a tranquilidade.